terça-feira, janeiro 19

ARTIGO - PAPA LEÃO XIII

 

Vicenzo Gioacchino Raffaele Luigi, nasceu em Carpineto Romano-Itália, no dia 02/03/1810, filho de Lodovico Pecci e Ana Prosperi-Buzzi.
Até 1818, morava em casa com sua família, na qual a religião contava como a mais alta graça da terra, pois através dela a salvação pode ser alcançada por toda eternidade.
Aos 18 anos decidiu a favor do clero, estudou diplomacia e direito, fez uma apresentação estudantil com a participação de vários cardeais sobre julgamento papais. Por sua apresentação, recebeu prêmios por excelência acadêmica e chamou a atenção de autoridades do Vaticano.
Durante uma epidemia de cólera em Roma, ajudou o cardeal Sala em seus deveres como superintendente de todos os hospitais da cidade e recebeu seu doutorado em teologia e em direito civil e Canon, em Roma.

Assim que foi eleito para o papado Leão III, trabalhou para incentivar o entendimento entre a Igreja e o mundo moderno, foi o primeiro Papa cuja voz foi feita uma gravação de som.
Conseguiu conquistar a boa vontade da piedosa Rainha Luisa, mas também do Rei Leopoldo I, fortemente liberal em seus pontos de vista. O novo nuncio conseguiu unir os católicos. No final de sua missão o Rei concedeu a ele o grande cordão da Ordem de Leopold. Ao recordar a apresentação da Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão III, desejamos destacar e refletir alguns temas que são essenciais e saudáveis progresso humano.

O papa Leão III, faleceu no dia 20/07/1903, no palácio apostólico Vaticano City-Vaticano.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário