segunda-feira, janeiro 4

ARTIGO - AMIGOS PARA O QUE DER E VIER

 

Diz o filósofo grego Epicuro que de todas as coisas que nos oferece a sabedoria para a felicidade de toda a vida, a maior é a aquisição de amizade.
Shakespeare não concorda totalmente com Epicuro, porque ele sabia que o ser humano não é tão doce assim embora muitos de nós tentemos se-los. Em Timon de Atenas, Shakespeare pergunta pela boca do filósofo Apemato, qual o homem que morre sem levar para o túmulo a marca de um pontapé dado por um amigo?.
Com certeza, nenhum, todos nós já levamos, e ainda levaremos chutes de amigos. É inevitável. Mas não é por causa de dois ou três amigos ingratos que vamos deixar de construir relações, de fazer amigos e de desfrutar o prazer da amizade.
Amigos são pessoas que queremos encontrar, abraçar, sentar para tomar uma cerveja, um vinho, bater um papo, ouvir música, ir ao cinema e assistir um show.
Como seria a vida sem amigos?. O medo da traição não pode nos impedir de construir amizades e nos isolarmos. A vida fecha e abre portas tempo todo.
Os amigos são um complemento da família, um forte complemento social, definimos como amigos àqueles que tem coragem de irem a luta com você. De um amigo que no dizer de Hemingway, está na trincheira com tigo, para o que der e vier.
Ter milhares, milhões de amigos só mesmo nas redes sociais. Amigos mesmos contamos nos dedos.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário