sábado, outubro 31

RESGATE HISTÓRICO

Foto do dia da posse: Inácio Lacerda, Cicero Crisóstomo  Hélio Pessoa e João de Quinquim.
Faz exatamente 44 anos que através das mãos e luta deste desbravador de dificuldades, Inácio Dias de Lacerda que os trabalhadores rurais do município ganharam seu instrumento de defesa dos seus direitos. 
Em 31 de outubro de 1971, na antiga sede do município. atualmente cidade histórica no prédio do grupo rural, onde localiza-se hoje o museu, realizou-se com a presença de Zé Menezes, funcionário da Fetarn a reunião de Fundação do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Carnaubais. 
Neste período a força do governo militar era um entrave na consolidação destas conquistas, tendo vindo tenente Moura delegado de policia da cidade do Assú por pressão do patronato regional impedir que  o STR viesse acontecer de fato e de direito. 
Todavia, como tudo transcorria com autorização da Delegacia Regional do Trabalho - DRT, após apresentação da carta sindical e do edital publicado para tal finalidade, o militar se ausentou e os trabalhadores tiveram seu Sindicato oficializado. 
Convém salientar que o fundador do STR enfrentou muitas barreiras no exercício da sua atividade, sendo denunciado várias vezes, sofreu constrangimento na policia federal em defesa dos trabalhadores, deixando como marca existencial da sua luta a construção da sede do sindicato, localizado na praça Santa Luzia, sem receber como reconhecimento dos dirigentes atuais da unidade representativa da categoria uma simples inscrição do seu nome nas paredes do prédio. 
Porém a história é viva e o presente não pode deixar no anonimato o que o passado realizou para o bem do futuro desta laboriosa categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário