Produtores culturais do município que participaram ontem de audiência publica da cultura, uma proposição do vereador Wanderley Mendes, recebendo solidariedade da maioria dos membros da atual legislatura, após intenso debate evidenciaram alguns encaminhamentos que necessitam da palavra final do gestor municipal para consolidação do projeto de adesão do município ao sistema nacional de cultura. Júnior Benevides ausente por estar participando de encontro de gestores em Recife, foi representado no evento pela vice prefeita Alzenir, todavia, sem poderes delegados para decidir tais questionamentos, ficando com a missão de relatar as alternativas sugeridas.
Uma comissão foi formada para se reunir previamente com o prefeito em data que seja combinada com sua agenda de despachos.
Na audiência foi tirada um indicativo para a próxima terça feira (27).
Entre as propostas discutidas ficaram definidas que o setor cultural precisa de um eapaço estrutural no organograma funcional do município que venha gerenciar os interesses da cultura de forma autônoma e independente com o apoio do poder público.
Uma Secretaria de Cultura como existiu em passado recente ou a criação de uma Fundação Municipal como autarquia de governo com recursos destinados exclusivamente para a produção cultural.
Na oportunidade o presidente da Câmara Danilo Bezerra informou da existência de um decreto lei datado de 2010 que criou Fundo Municipal de Cultura, transferindo o percentual 1% da arrecadação anual para investimentos exclusivamente culturais. Os produtores irão lutar junto a atual gestão a efetiva prerrogativa desta contribuição para melhor desenvolver o setor cultural.
Uma comissão provisória para tratar destes assuntos foi nomeada na ocasião, inclusive uma solicitação de que o departamento de cultura em vigência providencie o cadastramento do Museu Zulmira Bezerra de Siqueira para uma ampla difusão da sua existência nos anais da Fundação José Augusto e no Conselho Nacional de Museus e Bibliotecas, fato que até o presente momento não aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário