sábado, fevereiro 22

TSE suspende eleições suplementares


O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) João Otávio de Noronha concedeu liminar suspendendo a nova eleição para prefeito e vice-prefeito no município de Taquari, no Rio Grande do Sul, que ocorreria no dia 6 de abril. Com isso, a chapa eleita em outubro de 2012, que havia sido afastada dos cargos, volta ao comando da cidade.
Emanuel Hassen de Jesus (prefeito) e André Luis Barcellos (vice-prefeito) tiveram a cassação de seus diplomas em primeira instância confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) no final de 2013.
Como haviam obtido mais de 50% dos votos válidos, uma nova eleição teria de ser realizada.
O ministro do TSE entendeu que, segundo a jurisprudência da Corte Superior, é “ilícita a prova colhida em inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE)”. A condenação dos recorrentes, motivada por suposta prática de captação ilícita de sufrágios (compra de votos), entre outros pontos, baseou-se em escuta telefônica realizada no curso de inquérito civil do MPE.
A questão ainda será analisada pelo Plenário do TSE.
NOTA DO BLOG: O TSE tem derrubado todas as eleições suplementares, marcadas pelos TREs, por entender que os processos devem caminhar até o transitado em julgado
Postado por César Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário