sexta-feira, fevereiro 21

Meteorologistas preveem inverno chuvas dentro da normalidade

Meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgaram na manhã de hoje (21) a previsão de chuvas para o próximo trimestre no Estado. Com média entre os 300 e 400 milímetros, algumas regiões do RN podem chegar a registrar chuvas acima de 600 mm entre março e maio. Para o ano de 2014, a média do estado potiguar ficará entre 600 e 800 mm.

De acordo com chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a expectativa é que as chuvas variem entre normal e abaixo da normalidade. Segundo estudos de meteorologistas de diversas instituições do país, que chegaram a essa conclusão, há 45% de chance de as chuvas serem normais, 30% de serem abaixo do normal e 25% acima do normal.

Esse foi o último debate entre os meteorologistas para achegarem à conclusão sobre a quadra chuvosa de 2014. Eles se reuniram ontem na sede da Emparn, onde definiram o quadro da previsão climática para Norte e Nordeste do Brasil, e hoje o resultado foi apresentado na Governadoria.

A previsão é mais animadora à população urbana e rural dos municípios dessa região, tendo em vista que na última reunião realizada em Fortaleza (CE), em janeiro deste ano, o prognóstico era de inverno abaixo do normal.

Também estiveram presentes para apresentação do resultado das análises a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Tarcísio Bezerra Dantas; o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Nunes Rego; além de meteorologistas representantes de outras instituições participantes da análise da Paraíba, do Ceará, de Pernambuco, da Bahia, da UFRN, Ufersa e do Colégio Agrícola de Jundiaí.

Fonte; Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário