quarta-feira, fevereiro 26

Armando Ribeiro começa a receber água do Rio Piranhas/Açu

Danilo Evaristo
Prefeito
As primeiras chuvas fortes no alto sertão da Paraíba proporcionou a chegada de água nesta terça-feira, 25, através da Rio Piranhas/Açu, na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçálves, na região do Vale do Açu.
A Barragem Armando Ribeiro é o maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte, com capacidade máxima de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.
Abastece pelo menos 40 cidades, inclusive 40% da cidade de Mossoró, e proporciona perenização do rio Piranhas/Açu para irrigar cerca de 30 mil hectares.
Apesar do tamanho, a barragem perdeu muito volume nos últimos quatro anos de inverno fraco. Atualmente, conforme o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que monitora o reservatório, está com menos de 34% de sua cidade.
A chegada das primeiras é motivo de alívio, em especial para a população de 18 mil habitantes do município de Jucurutu, que está em colapso desde 2013. O prefeito George Queiroz foi pessoalmente testemunhar a chegada das águas da Paraíba (PB).
Apesar da alegria dos moradores de Jucurutu, a água que está chegando, conforme informa o DNOCS, ainda é muito pouca para fazer aumentar o volume da Armando Ribeiro.
Segundo o DNOCS, o volume da Armando Ribeiro só aumenta com mais força quando a Barragem de Coremas (armazena 1,3 bilhão de metros cúbicos de água) no Estado da Paraíba começa a sangrar.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário