VÍDEO: Antes de indicar Zanin, Lula havia dito ser contra presidente ter ministros do STF como amigos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, na última quinta-feira (1), o nome de Cristiano Zanin para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, em decorrência da aposentadoria de Ricardo Lewandowski. A indicação foi publicada em edição extra do do Diário Oficial da União, sendo encaminhada ao Senado Federal para apreciação. Zanin foi o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato, e é amigo pessoal do presidente. Com a indicação, muitos internautas relembraram fala do atual mandatário durante debate em 2022, quando afirmou que "A suprema corte tem que ser escolhida por competência, por currículo e não por amizade".
Durante o debate no ano passado, Lula afirmou que "não é prudente, não é democrático, um presidente da república querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. Você não indica o ministro da Suprema Corte para votar favorável a você ou te beneficiar. Eles tem que ter currículo". Em outro momento, o presidente reitera seu ponto, dizendo estar "convencido que tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, para colocar companheiro, é um atraso que a república brasileira já conhece, e eu sou contra".
Ainda na quinta-feira, o atual chefe de governo se manifestou nas redes sociais sobre o assunto. "Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que (ele) se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar", disse Lula.
A indicação de Zanin foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o possível futuro ministro será sabatinado e terá seu nome submetido a votação. Depois, a indicação ainda precisa ser analisada no Plenário. De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a votação em Plenário deve acontecer depois do feriado de Corpus Christi, que neste ano será em 8 de junho.
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário