sexta-feira, junho 2

ARTIGO - A BIBLIOTECA DE MARILYN MONROE

 

Muita gente não sabe, eu também não sabia que a atriz, modelo, cantora e um dos maiores símbolos sexuais Norte-americano do século XX, Norma Jeane Mortenson, nascida em Los Angeles, 01 de junho de 1926, mais conhecida como Marilyn Monroe.
Era uma leitora assídua. Apaixonada pelos clássicos, sua biblioteca pessoal contava com mais de 400 livros. Entre eles Gustave Flaubert, James Joyce, Walt Whitman, Lev Tostoi, Ralph e outros grandes grandes da literatura.
Após sua morte inesperada em 04 de agosto de 1962, os livros de Marilyn foram leiloados em 1999, junto com outros pertences da atriz, e o valor arrecadado da venda das obras foram doados a instituição beneficente Literady Pertners.
A intelectual também admirava a literatura Francesa. O Vermelho e o Negro, principal obra de Stendal, que conta a história de Julien Sorel, um jovem pobre e talentoso que nos convulsivos anos de 1830, deixa para traz sua origem provinciana para circular entre as altas esferas da sociedade Parisiense. No entanto logo Julien percebe que o passado é um traço difícil de apagar.
Em "A QUEDA", o narrador é um advogado francês que vive em um vazio existencial. Denunciando a própria natureza humana misturada a um penoso processo de autocrítica, no fundo, tudo que o homem deseja é ser livre da culpa que sente desde que presenciou uma mulher se suicidando no Rio Sena e, sem coragem, não fez nada par tentar salva-la.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário