sábado, fevereiro 18

EUA investigam corrupção no governo Lula que STF ‘descondenou’

 

Sede da Petrobras - Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras.

Poucos dias após a visita de Lula (PT), o Departamento de Justiça do governo Joe Biden e o FBI anunciaram a abertura de investigação de um esquema de corrupção (pagamento de suborno e lavagem de dinheiro) envolvendo empresa americana e funcionários da Petrobras, durante os governos Lula, Dilma e Temer. Se no Brasil o Supremo Tribunal Federal (STF) “descondenou” e viabilizou sua candidatura presidencial, nos EUA toda corrupção é punida com rigor, aplicando-se a Lei Anticorrupção contra empresas americanas que atuam de forma desonesta no exterior.

Pagou, levou

Documentos judiciais apontam que Glenn Oztemel e o ítalo-brasileiro Eduardo Innecco pagaram propina para obter contratos na Petrobras.

Petróleo e gás

A dupla representa empresas que atuam na comercialização de petróleo e gás, e deitaram e rolaram na ladroagem petista.

Consultoria de araque

Os pagamentos de propina eram “disfarçados como supostas taxas de consultoria e comissões”, disse o Departamento de Justiça.

Para ocultar

Os envolvidos usaram linguagem codificada para se referir a subornos, nomes fictícios e aplicativos de mensagens criptografadas, diz o DOJ.

Doação de novo juiz da Lava Jato a Lula foi confirmada pelo TSE Foto: José Cruz/ ABr

TSE confirma doação ao PT por juiz da Lava Jato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou à coluna a doação feita por Eduardo Appio, novo juiz da Lava Jato, à campanha presidencial de Lula (PT). O TSE informou que o depósito é de um “CPF válido e existente na Receita Federal” e que “confere com o titular do documento”. Nas prestações de contas do PT, o magistrado aparece como doador de R$13 para Lula e R$40 para a deputada estadual Ana Júlia (PT-PR).

PT foi que contou

O TSE destacou que é recorrente o uso de CPF por terceiros, mas a declaração de doação é de responsabilidade do partido e do doador.

Tá tudo certo

A Justiça Eleitoral disse ainda que as contas do PT foram aprovadas e que não há nenhuma apuração sobre o caso da doação do juiz.

Nada a declarar

A coluna procurou Eduardo Appio, que anteriormente não reconheceu a doação. Desta vez, o juiz não se manifestou sobre a posição do TSE.

CLÁUDIO HUMBERTO

PODER, POLÍTICA E BASTIDORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário