segunda-feira, fevereiro 27

Com assinaturas para criar CPMI, oposição vai apurar omissão do governo federal em 8 de janeiro

 

Os parlamentares que formam a oposição ao governo federal no Congresso Nacional intensificaram as articulações para iniciar uma ostensiva contra o Executivo com o objetivo de  responsabilizar autoridades federais por omissão na ações para impedir os ataques de 8 de janeiro. O caminho é a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos extremistas. A proposta tem adesão de um terço da Câmara e do Senado; com isso, a instalação dos trabalhos ocorre de forma automática, de acordo com o regimento interno do Congresso.

O requerimento da CPMI não contou com apoio da base do governo, diferentemente do que ocorreu ao pedido protocolado no Senado para a abertura de uma CPI com o mesmo tema. Com isso, a oposição pode ter caminho livre para conduzir os trabalhos focando na suposta omissão do governo federal, que teria ignorado alertas feitos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre a gravidade dos atos planejados.

A relatoria da comissão mista é pleiteada senador Marcos do Val (Podemos-ES), que promete quebrar sigilos dos documentos e vídeos que comprovariam a alegada ilegalidade praticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Justiça, Flávio Dino.

“O presidente Lula quer esconder. Vocês vão ter acesso às informações da crueldade que esse presidente fez contra todos nós brasileiros e contra a nossa democracia”, afirmou o senador do Val.

Nenhum comentário:

Postar um comentário