sexta-feira, janeiro 20

ARTIGO - CAVALO DE TROIA

 

A história épica foi narrada pelo poeta grego Homero. Existem diferentes teorias sobre sua existência e a natureza dos fatos.
De acordo com a história épica narrada pelo poeta Homero em Odisseia, aponta, que, durante o casamento de Peleu e Tétis, a deusa Eris que não havia sido convidada, deixou cair uma maçã de ouro, onde estavam sentados Afrodite, Hera e Atena.
Na casca da maçã, podia-se ler para a mais bela, e os três discutiram quem seria a vencedora. Para chegar a um veredito, Zeus nomeou o troiano Paris como juiz da disputa.
Paris se encantou por Afrodite, que havia prometido lhe entregar a mulher mais bonita do mundo. Esta era Helena, esposa do rei espartano Menelau. Depois disso o jovem embarcou para Esparta e aproveitou sua ausência para sequestrar a mulher e levá-la para Troia.
Quando voltou e descobriu o que havia acontecido Menelau ficou furioso e pediu a seu irmão Agamenon que o ajudasse a recuperá-la.
Essa história é um mito.
Portanto, não se sabe se os acontecimentos narrados por Homero foram reais. Provavelmente uma das razões para se considerar o Cavalo de madeira como recurso mítico-literario é o fato do truque parecer muito exagerado na forma como é narrado.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário