sexta-feira, agosto 13

ARTIGO - PADRE IBIAPINA, O TEÓLOGO DA LIBERTAÇÃO

 

O padre-mestre Ibiapina (José Antônio Pereira), nasceu em Sobral/CE, no dia 05/08/1806, sendo o 3° filho dos oito filhos de Francisco Miguel Pereira e Tereza Maria de Jesus.
Ibiapina foi um professor, advogado, juiz de direito, chefe de polícia(delegado), deputado geral do império (deputado federal), e padre diocesano cearense, que se tornou famoso em todo Nordeste brasileiro.
Teólogo da libertação, foi um peregrino que evangelizou e transmitiu a fé, que praticou, com excelência a caridade, que melhorou a vida dos mais necessitados.
Sua atuação como advogado foi excepcional, ficou na história a antológica defesa que o Doutor Ibiapina fez de um pobre e desgraçado réu (Felipe José da Silva, natural de Acari/RN, que morava na comunidade de Poções, próximo de Areia/PB), que estava sendo condenado a morte por enforcamento por ter matado o amante de sua esposa, quando o surpreendeu em pleno ato sexual com sua mulher b(Maria Manuela da Conceição, nascido em Açu/RN. O amante era o pai dela e só fazia três meses que o jovem casal tinha se casado.
Uma curiosidade ocorrida nas missões do Cariri Cearense, realizados pelo Padre-mestre Ibiapina, foi a presença do jovem Cícero Romão Barista, dois meses antes dele começar seus estudos no Seminário Prainha, em Fortaleza.
Esta religiosidade típica do povo do interior do Nordeste, foi firmada, por terem vivido, na mesma época os líderes religiosos carismáticos, dentre eles Padre Ibiapina, Padre Cícero, Beato Antônio Conselheiro e Frei Damião.
No dia 19/02/1883, Padre Ibiapina faleceu em Solânea/PB, e foi proclamado, pela Congregação das Causas dos Santos do Vaticano como servo de Deus.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário