quarta-feira, agosto 11

ARTIGO - O MAESTRO DOS SERTÕES E O MAESTRO BRITO SILVA

 

Parabenizamos a iniciativa da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Carnaubais em divulgar a abertura das inscrições da Banda Filarmônica Avani Domingos Martins, sob a batuta do Maestro Brito Silva.
Reconhecemos que o nosso conterrâneo Maestro Brito, vem se enveredando nos mesmos caminhos do Maestro dos Sertões, o saudoso Tonheca Dantas, inspirado nas emoções da natureza e do reconhecimento humano, dividirá com os seus aprendizes a arte do ofício.
Mesmo sem formação superior no estudo da música, o Maestro Brito Silva, pela sua perseverança, tornou-se um autodidata da pauta, despertando atenção dos compatrícios de Núbia Lafayette.
Carnaubais é parte do território sagrado da Várzea, configurando-se como uma cidade promissora, palco de grandes transformações políticas sociais e berço acolhedor das famílias: Alves, Wanderley, Lacerda, Benevides, Gregórios, Bezerras, Meiras e Diniz.
Conta-se que o Maestro Tonheca Dantas, ainda sem definição de vida, certo dia ao passar por uma rua da cidade assistiu momentos de uma festa, onde tocava a Banda da Polícia Militar, o que o atraiu.
Ali num intervalo em que os músicos foram fazer um lanche, acercou-se dos instrumentos em arriscar alguns acordes.
Na mesma ocasião um jovem da casa da festa o convida para um encontro, era o Doutor Sílvio Chermont que lhe encomendava uma valsa para presentear sua noiva no dia do seu aniversário.
O ex-prefeito de Natal, Djalma Maranhão, de saudosa memória, costumava chamar Tonheca Dantas de " Straus Papa-Jerimun"
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário