terça-feira, agosto 17

ARTIGO - GETÚLIO VARGAS - O VELHO CAUDILHO

 

Getúlio Vargas foi, sem dúvidas, o mais popular Presidente do Brasil, de acentuada perspicácia, que não deixava escapar oportunidades para externar sua verve irônica e bem-humorada.
Certa vez perguntaram a Getúlio que juízo ele fazia dos homens que participavam do seu governo. Resposta: A metade deles não é capaz de nada; e a outra metade é capaz de tudo.
Perplexo com os acontecimentos e com o estado excitação emocional dos homens públicos responsáveis pelo o que está acontecendo no dia-a-dia de nossa nação, exemplo: Agrediu o STF, o STF prende. Agrediu e esfaqueou o Presidente, o STF protege. Agrediu e roubou o povo, o STF solta.
Mesmo buscando afastar da memória as névoas do passado, somos forçados a admitir que o Velho Caudilho tinha razão.
Reconhecemos que o nosso Presidente Jair Bolsonaro, jamais foi maquiavélico; suas atitudes contra os adversários sempre se revelaram ostensivas e duras. Não observou sequer a recomendação básica de Maquiavel, de que deveria administrar o mal de uma só vez, mas aptou fazê-lo ao seu modo prolongando as retaliações.
Os fatos observados mostram que as relações entre os poderes constituídos passaram de cordiais para conflitantes. Quanto as acusações feitas pelo Presidente de que as críticas que lhe são dirigidas partem dos seus adversários.
Reconhecemos desnecessárias essas trocas de agressões afrontosas e iníquas, nascidas das prepotências exacerbadas.
Que os arroubos e bravatas dos poderes conflitantes, diminuam sua intensidade.
O Brasil precisa de paz, ordem e respeito!
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário