quarta-feira, agosto 11

ARTIGO - A CHAMA DA ESPERANÇA

 

Se vivo fosse, a bandeira da esperança do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, hoje estaria completando cem anos.
Aluízio Alves, nasceu em Angicos/RN, no dia 11/8/1921, sendo filho de Manoel Alves Filho Maria Fernandes Alves, jornalista e advogado, foi o 40° Governador do nosso Estado.
É o decano do clã da família Alves, contraparte política da família Maia, num embate que há anos domina a cena política potiguar, em especial a partir dos anos 80 do século XX.
Sua vocação política, se deu sob as bençãos de José Augusto de Medeiros e Dinarte Mariz, líder mor da UDN potiguar e Aluízio Alves foi eleito deputado federal, participou da Assembleia Nacional Constituinte, reeleito chegou ao posto de Secretario Geral da sigla.
Rompeu com seu aliado Dinarte Mariz, e a animosidade entre os dois líderes, tornou-se cada vez mais férrea e com o advento do Regime Militar de 1964, Dinarte quem retomou o comando da cena política, o que não impediu o ingresso de Aluízio Alves na Arena e a conquista do seu quinto mandato de deputado federal.
Entusiasta da candidatura vitoriosa de Tancredo Neves a presidência da República, foi indicado Ministro da Administração, confirmado no cargo por José Sarney, em 1990 foi eleito deputado federal, cargo que foi licenciado para assumir o Ministério da Integração Regional.
Reconhecemos a empolgante heroicidade cervantina que fez de Aluízio Alves o cigano andante da esperança do idealismo pelo idealismo.
A chama da esperança apagou-se no dia 06/05/2006.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário