quarta-feira, abril 28

Um milhão de doses da Pfizer chegam ao Brasil nesta quinta-feira

 

A remessa com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 chega ao Brasil na noite de quinta-feira (29/4).

Os fármacos serão entregues por volta das 19h, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai receber as vacinas presencialmente no local. Tarcísio Gomes, ministro da Infraestrutura, e Carlos Murillo, presidente regional da Pfizer na América Latina, também estarão no local.

A chegada dos imunizantes estava prevista desde a última semana, quando o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, confirmou a entrega das doses, importadas do laboratório da Pfizer em Puurs, na Bélgica.

A vacina contra o novo coronavírus já tem registro para uso definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pode ser aplicada em pessoas a partir dos 16 anos de idade. A administração do fármaco é em duas doses, com 21 dias de intervalo entre elas.

Distribuição, armazenamento e aplicação

As 27 capitais do Brasil vão receber as doses da Pfizer a partir de sexta-feira (30/4). De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição será “proporcional e igualitária”.

A entrega não será estendida aos demais municípios devido à falta de estrutura para armazenamento das vacinas nesses locais. As doses devem ficar guardadas entre -25°C e-15°C por até 14 dias. Ao chegar nas salas de vacinação, os imunizantes serão armazenados entre 2°C e 8°C, e deverão ser aplicados em até cinco dias.

A primeira etapa de distribuição entregará 500 mil doses às capitais do país, destinadas à aplicação da primeira dose da vacina. Depois, a outra metade será entregue para a administração da segunda dose.

Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário