quarta-feira, abril 28

SinmedRN se manifesta após repercussão de post de médica contra jornalistas

 

Após a repercussão de críticas da médica infectologista Roberta Lacerda ao trabalho de jornalistas durante a pandemia, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SinmedRN) divulgou nesta quarta-feira (28) uma nota contra a "politização" dos debates quanto à condução do tratamento e enfrentamento ao novo coronavírus.

O texto, assinado pelo presidente do SinmedRN, Geraldo Ferreira, destaca repúdio ao "comportamento afrontoso dos que insistem em politizar uma questão que é técnica e científica, e movida pelos mais altos interesses em defender a saúde da sociedade.

Ferreira afirma ainda que o sindicato reconhece presenciar "a maior parte dos veículos de comunicação e seus profissionais informando adequadamente" e "ouvindo sobre diversas formas de medidas e tratamento para a covid-19", mas diz que alguns, segundo ele, "movidos por interesses panfletários, políticos e militantes", espalham "a censura, tentando impor suas convicções".

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA DO SINMEDRN EM DESAGRAVO AOS MÉDICOS E À DRA. ROBERTA LACERDA

O SinmedRN, diante da infame campanha contra os médicos que cuidam com zelo de seus pacientes e usam o tratamento precoce, conforme preceitua a autonomia médica, prerrogativa da profissão, e mais recentemente a agressividade manifestada em alguns meios de comunicação contra da Dra. Roberta Lacerda, vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade aos profissionais e repudiar o comportamento afrontoso dos que insistem em politizar uma questão que é técnica e científica, e movida pelos mais altos interesses em defender a saúde da sociedade. Assim o Sinmed pontua:

1. O SinmedRN tem ouvido e participado de reuniões, assistido exposição de trabalhos e discussões científicas sobre a condução do tratamento e enfrentamento à pandemia de Covid-19.

2. Respeitosamente tem compreendido e avaliado os altos interesses humanitários que movem os médicos nas suas condutas.

3. Respalda e estimula a autonomia médica, dentro dos limites da ética e da ciência.

4. Compreende que a ciência e a evolução são testadas pelo contraditório e ele deve ser feito, sem direito a nenhuma parte cercear a liberdade ou tentar silenciar a outra.

5. Assistimos a maior parte dos veículos de comunicação e seus profissionais informando adequadamente à sociedade e democraticamente ouvindo as diferentes vozes que se manifestam quanto às diversas formas de medidas e tratamento para a Covid-19

6. Observamos também uns poucos, movidos por interesses panfletários, políticos e militantes, espalhando a censura, tentando impor suas convicções, negando-se a ouvir e dar espaço ao contraditório, denegrindo e tentando silenciar quem pensa diferente. 

7. A categoria médica tem sido vítima em muitos momentos históricos de perseguições e tentativas de denegri-la, por ser livre, autônoma, independente, humanitária, apartidária, consciente e defender os interesses da saúde dos pacientes acima de tudo. 

8. Assim, o SinmedRN repudia todo comportamento covarde, desumano e agressivo dos que por militância política e partidarismo prefeririam as pessoas desesperançadas e desassistidas, para alcançarem seus objetivos inconfessáveis de caos político social.

9. Os Médicos são bem formados, se respaldam nos conhecimentos científicos, que não são anulados por eventuais divergências, são caridosos, zelosos nos cuidados aos seus pacientes e tem no código de ética respaldo para condutas humanitárias e piedosas.

10. Por fim o SinmedRN expressa seu orgulho pelos admiráveis médicos que representa e defende, e que fazem a categoria médica ser vista com alto respeito e consideração pela sociedade. Lamentamos e repudiamos os que a atacam, caluniam e difamam.                             

Dr. Geraldo Ferreira - Presidente SinmedRN

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário