quinta-feira, abril 29

ARTIGO - A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

 

A Revolução de 25 de abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, refere-se a um evento da história de Portugal, resultante do movimento político social, ocorrido em 25/04/1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo.
O movimento confiou a direção do País á junta da salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado, sendo o General Antônio de Spinola nomeado Presidente da República Portuguesa.
Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que terminaram em 25/11/1975.
Durante o Estado Novo, Portugal foi sempre considerado como um País governado por uma ditadura. E tinha como polícia política a versão renovada como objetivo de censurar e controlar tanto a oposição como a opinião pública em Portugal e nas Colônias.
Portugal mantinha laços fortes e duradouros com as suas colônias africanas, quer como mercado para os produtos manufaturados portugueses, quer como produtores de matérias primas para a indústria local.
A Revolução dos Cravos continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos extratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, nas facções extremas do aspecto político e nas pessoas politicamente mais empenhados.
O Cravo Vermelho tornou-se símbolo da Revolução pelos populares que ofereciam aos soldados das tropas libertadoras.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário