terça-feira, maio 28

RESGASTE HISTÓRICO

JOÃO BATISTA LACERDA MONTENEGRO, na intimidade BATISTA MONTENEGRO
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas  A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna


Nascido na comunidade Rural do Rosário (Assu), hoje do município de Carnaubais, no dia 10 de março de 1935, filho do casal Manoel Pessoa Montenegro e dona Maria de Lacerda Montenegro, baseado em seus próprios escritos (do próprio punho), meses antes de falecer, Batista Montenegro, sintetizou um pouco de sua vida, começando pela sua origem, e também pelos seus estudos, dizendo que:
“Iniciei meus estudos aqui em Assu, com Dona Madalena e Maroquinha, indo logo em seguida para Natal, onde fiz o primário no Ginásio Sete de Setembro, daí fui estudar interno para fazer exame de admissão no ginásio no Colégio Salesiano na cidade do Recife, depois continuei a estudar no Salesiano, mas externo na casa do meu cunhado Brigadeiro Samuel Gomes, falecido há 60 dias no Rio de Janeiro a quem aproveito para fazer-lhe uma homenagem pelo trabalho que juntamente com o meu pai e outros colegas tantos serviços prestaram ao povo de Assu, na epidemia do impaludismo no meu entender o maior serviço que meu pai prestou ao povo de minha terra. Em seguida, Samuel transferido para o Rio de janeiro, fui morar com meu outro cunhado Dr. Manoel Montenegro Junior a quem devo a complementação de minha formação cívica e moral seguindo e vendo a sua conduta e procedimento durante 8 (oito) anos que com ele morei, concluindo aí os cursos ginasial e científico e de administração privada. Em seguida fiz o vestibular para medicina exatamente quando papai faleceu e vim para o Assu onde estou até hoje”. 
VIDA PÚBLICA: 
Nos seus escritos, Batista Montenegro apenas deixa tópicos de como foi sua campanha, restringindo-se tão somente em dizer que sua candidatura surgiu do entendimento de amigos, do extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro), em cuja campanha chegou à vitória sendo Prefeito Municipal do Assu no período de 1969 a 1972 tendo sucedido a ex- Prefeita Maria Olímpia Neves de Oliveira (Maroquinha). Fala também da sua infância citando o seu clube preferido Botafogo, do Rio de Janeiro.
AMIGOS
da lista de amigos destacou: Neco, Pacó, Zezito, João de Maria Bencedinho, Douglas, Maninho de Ximenes, Albertino, Junior de Anderson, Zé Ximenes- Aléxis, Detonho, Coca, Zé de Giseuda, Nilo, Dr. Ezequiel, Batista de Eduardo e Papaichina, entre outros.
ADMINISTRAÇÃO 
Falando de sua administração, citou nominalmente os nomes dos seus auxiliares: João Marcolino de Vasconcelos (LOU), João de Oliveira Fonseca, Francisco Guilherme, Albany Fernandes da Penha, Cornélia Dantas e Totó. Diz de suas dificuldades para governar e relata a valorização do servidor com a escolha do funcionário do ano tendo sido escolhido o Pinheiro (Ivo Pinheiro de Macedo, de saudosa memória). Fala ainda da perseguição política, da posição da Câmara Municipal radicalmente contra o seu governo, sem contar com a ajuda do Governo, diz da intervenção sofrida no seu Governo: Diz também que não perseguiu ninguém fazendo um governo sem ódio e sem rancor. Conclui dizendo ter se aproximado de todos pela conquista e pelos atos. 
OBRAS REALIZADAS:
João Batista Montenegro em seus escritos fala de obras que foram realizadas no seu governo enumerando algumas como: Torre da TV na época para a Copa do Mundo (1970); Açude do Riacho; Central de Telefone na cidade; Telefone nas comunidades Rurais de: Olho D‘água, Banguê, Bela Vista, Simão, Trapiá, Boa Vista, perfuração de poços, recuperação e construção de estradas. Calçamento, Escolas, implantação do MOBRAL, Restauração do Matadouro, compra e ambulância, transportes para carne e para a coleta do lixo, Praça Francisco Amorim, criação da Biblioteca Palmério Filho, convênio com a Fundação SESP, dava assistência em Natal, Mossoró e Areia Branca a todos que necessitavam de tratamento médico nestas cidades. No esporte “Fiz do Assu campeão Estadual de Futebol de Salão”. Relata que incentivou o futebol de poeira, recuperação e iluminação da quadra de esporte do Centro Regional de Escoteiros do Assu, inclusive na fábrica de vassoura, citando ainda muitas outras obras que foram realizadas no seu governo.
São de autoria da Professora Sinhazinha Wanderley a letra e música do Hino do Assu. O então Prefeito João Batista Lacerda Montenegro oficializou. A Bandeira e o Brasão da Cidade, desenhos de João Marcolino de Vasconcelos (Dr. Lou) foi sancionado pelo Prefeito através da Lei no. 06/69. A administração de João Batista foi iniciada em 1o de fevereiro de 1969 até 1972.
JOÃO BATISTA LACERDA MONTENEGRO foi casado com Dona Maria de Lourdes Granja de Montenegro e deixou três filhos: Manoel Pessoa Montenegro, Roberta Paula Granja de Montenegro e Daniela Granja de Montenegro. Aqui fotos da posse de Batista Montenegro em Janeiro de 1969. O acervo é da filha caçula Danielle Granja de Montenegro, que de forma muito gentil, atendeu ao nosso pedido. Foto 1 assinatura do termo de posse. Foto 2 Discurso de posse e Foto 3: dir p esq D. Marta Alves, D. Lourdinha(esposa), Cremilda e Marieta Montenegro. Serviu como fonte de Pesquisa o Blog Assu na ponta da língua do historiador Assuense Ivan Pinheiro Pinheiro Bezerra.
Foto do perfil de Lucílio Filho Cici, A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Lucílio Filho Cici, pessoas sorrindo, pessoas em pé 
(Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário