sexta-feira, março 31

ARTIGO - CATERINA DI MEO LIPPI - MÃE DE LEONARDO DA VINCI

 


Após passar séculos conhecido como o pintor de Mona Lisa, um dos quadros mais famosos da história. Leonardo da Vinci volta a ser notícia graças a outra mulher sua mãe.
O historiador Carlos Vecce, traz a público uma revelação surpreendente. A mãe de Da Vinci, Caterina de Meo Lippi, era uma princesa até ser raptada e enviada a Itália para ser negociada como escrava.
Filha do príncipe Yakob, ela teria passado por diversos mercados até chegar ao de Florença, onde conheceu o jovem tabelião Piero Da Vinci, pai do gênio renascentista.
Caterina foi Levada de sua casa, nas montanhas de Cáucaso e vendida nos mercados de Constantinopla antes de chegar a Florença.
Piero, o tabelião que a libertou, foi o mesmo que se apaixonou por ela quando ainda era escrava, e com quem ele viria a ter um filho.
Leonardo nasceu em 14/04/1452. Antes, portanto, da libertação de sua mãe. Ele era primogênito de Piero, mas não de sua mãe Caterina.
O relacionamento entre Piero e Caterina durou pouco. Ela logo se mudou de Anchiano com o lavrador Accattabriga de Pietro, após o nascimento do filho.
Logo floresceria o Leonardo da Vinci que conhecemos, cujos talentos não são mistérios para ninguém.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário