terça-feira, março 2

ARTIGO - CASA DE PEDRA


Martins, cidade serrana do Rio Grande do Norte com cerca 750 metros de altitude, possui um dos atrativos turísticos naturais mais impressionantes do Estado.
A casa de pedra é formada por rochas antigas que foram cristalizadas por um afloramento marítimo de calcário do período pré-cambiano. E possuí um potencial arqueológico e histórico.
A caverna recebeu o nome de casa de pedra por causa de suas semelhanças aos cômodos de uma casa, onde é possível ver corais calcificados.
Serra de Martins, considerada Campos de Jordão do Rio Grande do Norte, fica a 380 km de Natal/RN, e a casa de pedra fica a cerca de 20 km do centro da cidade e é acessível através de uma estrada de terra e pedras.
Antes mesmo de entrar na casa de pedra, o visual já impressiona, o primeiro ambiente, que seria a sala principal tem 12 metros de largura por 18 de cumprimento, além de um teto de maís de 10 metros de altura.
O quintal da casa de pedra é uma grande área de rochas de calcarias de onde é possível ter uma vista privilegiada da região serrana.
Muitas peças arqueológica já foram coletadas, dentro e nos arredores da caverna, a grande maioria são fósseis de animais da pré-historia, ou seja objetos que comprovadamente tem mais de 14 mil anos.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário