domingo, janeiro 24

ARTIGO - PRIMEIRO JORNALISTA BRASILEIRO A COBRIR A GUERRA DO CAMBOJA

 

Murilo Melo Filho nasceu em Natal-RN, no dia 13/10/1928, filho do casal Murilo Melo e Hermínia de Freitas Melo.
Fez o curso primário no Colégio Marista e o colegial no Ateneu Norte-Riograndense. Ainda de calsas curtas, começou a trabalhar no Diário de Natal, com Djalma Maranhão, escrevendo comentários esportivos, a seguir em a Ordem, com Otto Guerra, Ulysses de Góes e José Nazareno de Aguiar.
No jornal a República com Valdemar de Araújo, Rivaldo Pinheiro, Aderbal de França, Luiz Maranhão e Luiz da Câmara Cascudo.
Veio para o Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Melo e Souza, trabalhou no IBGE e Ministério da Marinha, ingressando no Correio da Noite como repórter de Polícia.
Seguidamente na Tribuna da Imprensa, com Carlos Lacerda, no Jornal do Comércio, com San Thiago Dantas e Assis Chateaubriand, no Estado de São Paulo, com Julio Mesquita Filho, Prudente de Morais Neto e na Manchete com Adolfo Bloch.
Cobriu a guerra do Vietnã e foi o primeiro Jornalista Brasileiro a cobrir a guerra do Camboja.
Sempre em missões jornalísticas, acompanhou os ex-presidente Juscelino Kubitschek a Portugal; Jânio Quadros a Cuba; João Goulart aos Estados Unidos, México e Chile; Ernesto Geisel a Inglaterra e a França e José Sarney a Portugal e aos Estados Unidos.

Foi eleito unanimamente para Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, e membro das Academias de Letras Carioca e da Academia Brasileira de Letras.
Murilo Melo Filho foi um dos grandes Jornalistas brasileiros da segunda metade do século XX, acompanhou de perto a política nacional e a construção de Brasília.

Faleceu no dia 27/05/2020, no Rio de Janeiro.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário