sexta-feira, fevereiro 26

Aprovação do piso do Magistério inaugura Sistema Eletrônico de Votação da Casa



A aprovação do piso do Magistério, Projeto Lei do governo do Estado encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi o primeiro projeto votado com a utilização do Sistema Eletrônico de Votação (SEV) do plenário Clóvis Motta.
"O equipamento permite o monitoramento da sessão, conferindo agilidade, segurança e transparência. O painel segue o modelo utilizado pelo Senado Federal nivelando o Legislativo Estadual às mesmas condições técnicas da casa revisora do Legislativo Nacional", disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).
Segundo o parlamentar, o investimento segue as diretrizes traçadas pelo planejamento estratégico que orienta a atual gestão da Assembleia. Durante a sessão da última quarta-feira (24), Ezequiel Ferreira compartilhou com os demais colegas parlamentares a implementação do painel eletrônico de última geração. "É uma realização do conjunto de deputados desta Casa Legislativa. Todos nós (os 24 deputados) somos responsáveis por tornar as atividades em plenário mais eficientes e os trabalhos ainda mais transparentes”, destaca Ezequiel Ferreira.
O deputado Fernando Mineiro (PT) ressaltou o momento histórico da votação. "Esta votação é emblemática. Confere um novo momento para o Legislativo Potiguar e vota o Piso do Magistério, um tema amplamente debatido neste plenário", disse Mineiro. Nélter Queiroz (PMDB) também enalteceu o painel eletrônico como ferramenta de votação.
O equipamento é formado por seis televisores de 42 polegadas que facilitam o acompanhamento e a realização das sessões. O painel indica quais deputados estão presentes no plenário, o resultado das votações das matérias e a cronometragem do tempo dos oradores, além da veiculação de conteúdo audiovisual e inserção de legendas.
Através de um monitor equipado com tecnologia touch screen, o presidente da sessão pode visualizar as informações do painel e monitorar as atividades no plenário, permitindo controlar o tempo e o microfone dos oradores, emitir alertas sonoros e iniciar e encerrar as atividades. Cada deputado dispõe de um terminal individual de votação, chamado de ‘Terminal do Parlamentar’, que possibilita a identificação biométrica e o registro do voto com mais rapidez.
Moderno e de fácil operação, o equipamento faz uso do Sistema Eletrônico de Votação (SEV) e foi produzido pela empresa mineira Visual Sistemas, responsável pela implantação do equipamento no Senado Federal e nas Assembleias Legislativas do Ceará, Sergipe, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Tocantins, dentre outras casas legislativas do país, como a Câmara Municipal de São Paulo e Belo Horizonte.

Fonte: TV Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário