sexta-feira, outubro 28

Pesquisa presidente ModalMais/Futura: Bolsonaro tem 50,3% dos votos válidos e Lula tem 49,7%

 

Para o segundo turno da eleição presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 50,3% dos votos válidos e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 49,7%, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pelo banco Modal e divulgada nesta sexta-feira, 28.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta

Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. 

Pela margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, há margem para empate técnico entre os candidatos. Na última pesquisa divulgada pelo mesmo instituto, na semana passada, Bolsonaro também aparecia à frente de Lula, também dentro da margem de erro.

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07903/2022. Veja aqui o relatório da pesquisa divulgado pelos organizadores.

Votos válidos
Bolsonaro (PL): 50,3%
Lula (PT): 49,7%

Votos totais
Desde a última pesquisa do mesmo instituto, na semana passada, Lula oscilou 0,5 ponto para cima e Bolsonaro oscilou 0,3 para cima nos votos totais, incluindo brancos e nulos ou quem não soube responder.

Bolsonaro (PL): 47,2%
Lula (PT): 46,6%
Não sabe, não respondeu ou indeciso: 2,4%
Branco/nulo: 3,7%

Espontânea
Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:

Bolsonaro: (PL): 46,4%
Lula (PT): 46,1%
Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,9%
Branco/nulo: 3,5%.

Com informações da Exame

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário