quinta-feira, outubro 27

ARTIGO - A DEUSA DO AÇU

 

Carnaubais é a terra de Santa Luzia, da flora e da fauna que o homem observa e com o qual aprende desde os velhos tempos, das entradas e bandeiras, viajantes e povoadores.
O Major Amaro Campielo Maresco, em sua residência patriarcal, no Sítio Logradouro. Mantinha em seu majestoso alpendre uma estátua de madeira, que media 2,40m de altura, esculpida em pinho de riga.
Cuja origem, segundo pesquisa de Getúlio Moura, remontava-se a agosto de 1828, quando naufragou na embocadura do rio Açu um brigue carregado com 140 colonos alemães transportados para o Sul do País.
Após o naufrágio, essa escultura foi resgatada e leiloada em 1840. Adquirida em leilão por Antonino Campielo Marreco,. permaneceu em poder de seus descendentes até 1964, quando foi vendida aos filhos do Doutor Ezequiel Fonseca, médico de Açu, que lhe deram novo e ignorado destino.
Reconhecemos que a Prefeita de Carnaubais/RN, Marineide Diniz, sempre teve a preocupação com o labor artístico e intelectual, portadora de espírito sensível ao encanto da arte, atraída desde cedo pela ardente chama da fé, iluminadora chama de sua inspiração pelas artes.
Se, por sorte desse modesto rabiscar, a Alcaidessa tomar conhecimento desse relato. Solicitamos o retorno da Deusa do Açu, retornando a sua antiga morada, sem exigir da benevolência, mas reconhecendo sua inabalável qualidade de artesã diante do aspecto pioneiro da Deusa do Açu.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário