quinta-feira, outubro 27

Câmara de Natal homenageia professores com Comenda Educador Anísio Teixeira

 A Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene nesta terça-feira (25) para homenagear profissionais da educação com a entrega da comenda Educador Anísio Teixeira. A honraria foi criada para homenagear educadores, escolas e projetos pedagógicos de destaque em Natal e no Rio Grande do Norte, além de destacar a memória do grande educador Anísio Teixeira. 

Em seu discurso, a vereadora Júlia Arruda (PCdoB), propositora da solenidade, falou que a homenagem é um momento para valorizar e reconhecer a atuação de pessoas tão ilustres que com o seu empenho, coragem e determinação transformaram realidades e mudaram vidas através do conhecimento. “Como membro da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação tenho a oportunidade de debater pautas importantes para professores e estudantes. Nos somamos à luta por melhores condições de trabalho para todos que atuam nas instituições de ensino da capital potiguar”, pontuou.

“No nosso mandato, os professores podem esperar reconhecimento e compromisso em continuar na batalha pelos interesses da categoria, que é fundamental para a nossa sociedade. Porque não importa a carreira que vamos escolher, sempre teremos professoras e professores que não apenas transmitem conhecimentos, mas também nos incentivam a desenvolver o pensamento crítico”, completou a parlamentar.

De acordo com a ex-vereadora Eleika Bezerra, autora do Projeto de Decreto Legislativo que instituiu a  Comenda Anísio Teixeira e uma das homenageadas da noite, o objetivo é destacar a atuação dos gestores, professores, orientadores ou coordenadores das escolas. “Essa comenda foi um dos primeiros projetos que apresentei neste parlamento a fim de prestigiar os educadores que fazem a diferença na missão de educar. Estou convencida de que jamais seremos uma nação desenvolvida sem termos uma educação decente”, afirmou.

A ex-reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, disse estar lisonjeada com a homenagem concedida pelo Legislativo natalense. “Receber uma honraria que leva o nome do educador Anísio Teixeira, que considero um ícone da educação brasileira, uma mente brilhante que queria uma educação para a criatividade, liberdade e cidadania, é motivo de muito orgulho. Então, a indicação do meu nome para esta comenda me alegra e compartilho essa alegria com todos os meus colegas de profissão”.

Por sua vez, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, declarou que a educação é um instrumento de transformação social. “Com mais de 30 anos como educador, ter o privilégio de ser agraciado com uma distinção tão importante como essa, é motivo de muita satisfação. Aproveito para agradecer à Câmara Municipal de Natal por celebrar as experiências que deram certo nas escolas de Natal e do Rio Grande do Norte”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário