quarta-feira, outubro 5

ARTIGO - ROBERTA LACERDA - PRIMEIRA SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL DA NOMINATA DO PL

 

A Doutora Roberta Lacerda Almeida de Miranda Dantas, foi candidata a deputada federal pelo Partido Liberal do Río Grande do Norte.
Mas, a análise da distribuição dos votos dos candidatos pelos municípios revela muitos contrastes entre as diversas regiões do Estado. As estruturas da geografia política eleitoral, identificadas a partir das correlações entre os mapeamentos a nível municipal e estadual dos resultados da eleição, identificou Roberta Lacerda, como primeira suplente de deputado federal pelo Partido Liberal.
De modo geral é importante ressaltarmos, que a vinculação de ideias entre a Suplente de deputado federal Roberta Lacerda e o candidato a Presidente da República Jair Bolsonaro, caso o Capitão seja reeleito nesse segundo turno, a infectologista e ativista política Roberta Lacerda, será figura de elevado destaque em seu governo.
O cenário é próprio da história, sua avó materna Maria Lacerda de Almeida, tia do prócer político Olavo Lacerda, sendo irmã da progenitora do parlamentar de 5 mandatos na assembleia legislativa, convivendo de perto com a tradição de uma linhagem de outras lideranças familiares.
É a cultura genealógica banhando a história da política patriarcal dos Lacerda.
Está na alma da história Carnaubaense.
Inácio Dias Lacerda vereador pelo o Assu, foi baluarte de imensurável proeza na primeira eleição do recém-criado municipio de Carnaubais, sendo responsável direto pela vitória do primeiro prefeito constitucional Valdemar Campielo Maresco.
Num confronto de posições opostas aos interesses do seu sobrinho emancipador do município, Olavo Lacerda Montenegro, que amargou a derrota, tendo seu irmão João Batista Lacerda Montenegro perdido a oportunidade de ser eleito com o apoio do ícone politico governador Aluizio Alves.
Depois do vendaval veio a bonança, a derrota de Carnaubais, serviu de alicerce para a reconquista da prefeitura de Assu com JB, sendo vitorioso contra Arcelino Costa Leitão.
Seguindo os passos do seu progenitor em Carnaubais: Aluízio Lacerda, assumiu a cadeira legislativa da casa Ernesto Carlos de Souza, sendo o vereador mais votado do pleito de 1982.
E mesmo sem deter mandato eletivo, tem participado ativamente da vida politica de Carnaubais.
Na história sociológica dos descendentes do patriarca Ioiô Lacerda e do irmão Eloi Lacerda, representando a aristocracia rural da comunidade do Arraial, o neto de Marieta Lacerda, Montenegro Neto (Manuca), foi deputado federal e estadual.
Atualmente a médica Roberta Lacerda, infectologista renomada, talhada na defesa do tratamento precoce, durante a pandemia, tendo como lema: Vida, verdade e Liberdade, não se elegeu deputada federal.
Todavia, saiu do embate, sem ser derrotada, alcançando a 1ª suplência da sua nominata, ficando o PL com 4 mandatos federais e Dra. Roberta tornou-se reconhecidamente uma forte guerreira na sua primeira tentativa na cena politica do RN.
Somado ao conjunto de energias positivas do DNA dos Lacerda varzeano.
Não poderia me omitir de lembrar do jovem Olavo Montenegro Neto, um advogado que acompanhando os passos do pai Manuca Montenegro na coordenação da campanha do presidente Bolsonaro no RN e do deputado reeleito general Girão, deram sua contribuição.
Olavo Neto, ganhou quilometragem para dá continuidade a um projeto de futuro, que o tempo dirá - o que pretenderá ser.
Reforçando o sangue novo da pujante coragem de Roberta Lacerda, novos horizontes haverá de resplandecer.
Em caso de reeleição de Jair Messias Bolsonaro, neste segundo turno, a 1ª suplente poderá almejar sua convocação para o exercício que se propôs em ser deputada federal.
Esta é uma antevisão futurista, deste humilde rabiscador de palavras e ideias no campo politico regional.
CHICO TORQUATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário