terça-feira, setembro 28

Fabio Faria inaugura primeira estação do Digitaliza Brasil no Alto Oeste potiguar

 

Ministro Fábio Faria durante solenidade na cidade de Pau dos Ferros

A televisão digital entra em nova etapa de expansão no Brasil. Nesta segunda-feira (27/9), o ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, anunciou a inauguração da primeira estação de televisão digital, instalada no município de Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, pelo programa Digitaliza Brasil. A ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital e irá beneficiar toda a região.

"O país ainda conta com 1.638 municípios que assistem apenas TV analógica e aqui estamos inaugurando o programa Digitaliza Brasil. Vamos levar a TV digital para o resto do Brasil e, até dezembro do ano que vem, nenhum município mais vai assistir TV analógica", enfatizou o ministro, durante evento realizado no município de Pau dos Ferros, em conjunto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Além da entrega da estação de televisão digital, o MCom também assinou termos de adesão ao programa Digitaliza Brasil com quatro prefeituras: Doutor Severiano, Portalegre, Rafael Fernandes e Umarizal. Essa é uma etapa importante para a digitalização do sinal nessas cidades. O próximo passo é a implantação da infraestrutura compartilhada de transmissão, sem custos para os municípios.

De acordo com o secretário de Radiodifusão do Ministério, Maximiliano Martinhão, com o Digitaliza Brasil a população ganha mais qualidade na programação de TV e mais opções de canais. "Em Tenente Ananias, por exemplo, tínhamos uma única emissora. Com a infraestrutura compartilhada, vamos ter até oito canais, a partir de hoje, prestando serviço e assim vai ser em todas as cidades inseridas no programa", destacou.
O programa

Por meio do Digitaliza Brasil, o MCom leva o sinal digital para 1.638 municípios em todo o país que, até hoje, só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. As primeiras cidades convocadas para solicitar adesão ao Digitaliza Brasil são da região Nordeste. A pasta já lançou quatro editais do programa que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Na última semana, o MCom avançou em mais uma etapa do programa, alcançando agora a região Sudeste. A pasta abriu edital para 470 cidades de Minas Gerais que até hoje contam apenas com a transmissão analógica do sinal de televisão. Os municípios dessa fase 1.4 poderão solicitar adesão ao programa entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.
Mil dias de governo

Na terça-feira (28), o ministro segue para o assentamento Maísa, em Mossoró (RN). Lá serão realizadas entregas que marcam a conclusão do ciclo de mil dias do Governo Federal. Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro fará participação ao vivo, por meio de videochamada, para o ministro.

No local, o ministro inaugura a conexão via satélite que vai garantir internet banda larga gratuita, por meio do programa Wi-Fi Brasil. Além disso, será formalizada a doação de 100 computadores, por meio do programa Computadores para Inclusão, para a implantação de laboratórios de informática em oito escolas, beneficiando mais de mil alunos. As máquinas chegam juntos com a instalação da torre de celular e das antenas para conexão via satélite, com internet banda larga, via programa Wi-Fi Brasil, nas comunidades de Maísa e Alagoinha.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário