A Igreja de São Vicente de Paula, localizada na Avenida Alberto Maranhão, Centro - Mossoró/RN, é subordinada a Paróquia de Santa Luzia.
Dois fatos marcam a existência desse templo a seca e o cangaceirismo. A construção da Igreja de São Vicente foi idealizada em 1915 para amenizar o sofrimento das numerosas levas de retirantes que chegavam em Mossoró/RN, tangidos pelo flagelo da grande estiagem.
Em 13/06/1927, a cidade de Mossoró foi atacada pelo bando de cangaceiros chefiados por Virgolino Ferreira da Silva. A igreja de São Vicente foi utilizada como trincheira e serviu como principal defesa dos moradores contra os cangaceiros. Essa foi a primeira grande derrota de Lampião.
As torres da igreja de São Vicente ainda hoje carregam a história do ataque dos cangaceiros, suas torres permanecem cravadas com as balas da luta entre os homens de Lampião e os mossoroenses.
Próximo a igreja, na rua Alfredo Fernandes, há um mural de grafite que representa " Chuva de balas", que invadiu a cidade em 1927.
A igreja é marcada por uma torre centralizada em sua fachada frontal. Que abriga o sino da igreja e a imagem de São Vicente de Paula, de onde atiravam os mossoroenses contra os cangaceiros. Lampião se referia ao episódio como " O santo que atirava".
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário