A Consagração das Filhas do Amor Divino, responsável pela direção do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, foi fundada em 21/11/1868 em Viena/Áustria. A criação da consagração foi motivada por ocasião do crescente êxodo rural provocado pela industrialização europeia.
Madre Francisca Lechner fundadora da referida congregação, sentindo a situação das mulheres desfavorecidas, as empregadas domésticas e das moças que migravam para a Capital Austríaca, teve a iniciativa de acolhe-lhas e de fundar uma comunidade religiosa e escolas que pudesse abriga-las, com o intuito de preserva-las do vício e do mau caminho.
As primeiras filhas do Amor Divino chegaram ao Brasil especificamente no Rio Grande do Sul, onde exerceram seu apostolado, por meio da atuação da Irmã Madre Terezinha Werner.
A instalação do Colégio Nossa Senhora das Vitórias em 1927, sob a direção da congregação Filhas do Amor Divino fazia parte de um projeto envolvendo intelectuais, políticos e religiosos, que visava atender aos anseios da elite assuensse e aos interesses da Igreja Católica local, sendo o principal idealizador o vigário da época Monsenhor Joaquim Honório da Silveira.
A cidade de Assu nos anos de 1920 sentia a necessidade de um estabelecimento de ensino, que estivesse a altura do desenvolvimento econômico e cultural que pretendia alcançar.Reconstituir a história do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, se consolidando na cultura escolar de Assu.
É o ideário da sociedade, especificamente o católico.
Dessa maneira, o referendado educandário se inseriu em Assu e contribuí para a história da educação da cidade e do Rio Grande do Norte.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário