sexta-feira, agosto 14

ARTIGO - DOM PEDRO CASALDÁLIGA POETA E AUTOR DE VÁRIOS LIVROS

Dom Pedro Casaldáliga, nasceu em uma família de agricultores em Balsareny na província de Barcelona na Espanha em 16/02/1928, ingressou na congregação Charetiana ( Congregação dos filhos do coração de Maria), em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuic Barcelona, no dia 31/05/1952. Depois de ordenado, foi Professor de um colégio Claretiano em Barbastro assessor especial dos cursilhos de cristandade e diretor da revista Iris.
Em 1968, mudou-se para o Brasil para fundar uma missão Claretiana no Estado do Mato Grosso, uma região com um alto grau de analfabetismo, marginalização social e concentração fundiária onde eram comuns os assassinatos.
O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia e suas atitudes como bispo teve as seguintes características:
Foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia ( Mato Grosso), no dia 27 de a abril de 1970. Nesse mesmo ano, publicou a primeira das denúncias que o tornaria conhecido no país e fora dele, chamado " ESCRAVIDÃO E FEUDALISMO NO NORTE DO MATO GROSSO". 1 - Evangelização sem colonialismos, vinculada a promoção humana e a defesa dos direitos humanos dos mais pobres.
Adepto da teologia da libertação, adotou como lema para sua atividade pastoral: Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo nada matar. Era poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia.
2 - Criação de comunidades eclesiais de base com líderes que sejam fermento entre os pobres. 3 - Encarnação na vida, nas lutas e esperança do povo. 4 - Estrutura participativa, corresponsável e democrática da diocese. Dom Pedro foi alvo de inúmeras ameaças de morte, por 5 vezes foi alvo de processos de expulsão do Brasil, durante a ditadura militar.
Morreu no dia 08/08/2020, aos 92 anos, devido a problemas respiratórios agravados pela doença de Parkinson.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário