domingo, julho 26

O EXTRATIVISMO DA CARNAÚBA RESISTE AO TEMPO PROPORCIONANDO AINDA OPORTUNIDADE DE GERAÇÃO DE RENDA E AQUECIMENTO DE NOSSA ECONOMIA

Jornal Zona Sul: O vale das carnaubeiras
O naturalista Alexandre Von Humboldt, estudioso da geografia ambiental, incluiu entre as experiências feitas no território brasileiro com  especialidade no semi-árido nordestino e alguns vales da região, a diversidade da importância econômica da "Carnaúba" na vida dos nossos habitantes com a extração e produção dos seus derivados.
O conceituado escritor potiguar Rômulo Wanderley, batizou  esta nativa palmeira como "Árvore da Vida".  
Ainda acrescentou sua contribuição no aspecto sociológico e antropológico dos varzeanos, a seguinte expressão: Ela existe no sobrado do rico e na choupana do pobre!
O certo é que a Carnaúba dividiu de igual para igual sua condição de sustentabilidade econômica com os tempos áureos da agro-pecuária e extração do sal, sendo parceira solidária da sobrevivência da nossa gente.
Atualmente encontra-se em declínio, mesmo assim ainda é responsável pela oportunidade de trabalho para a mão de obra avulsa, sem qualificações especificas, dando aos que nela se apega, a oportunidade do seu pão de cada dia.
Veja a brilhante reportagem, feita por uma repórter da TV Jataí Noticias do estado de Goiás, tendo vínculo de afinidade por laços familiares em Carnaubais preparou este belíssimo vídeo, destacando sua grandiosidade na vida do nosso povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário