quinta-feira, julho 30

ARTIGO - NICOLAU TUMA - PRIMEIRO NARRADOR ESPORTIVO DO BRASIL


Nicolau Tuma, nasceu em Jundiaí/SP, no dia 19/01/1911, iniciou a carreira trabalhando como Jornalista, enquanto fazia a faculdade de Direito.
Foi repórter policial até vencer um concurso para ser locutor na Rádio Educadora Paulista em 1929, aos 18 anos. Ficou conhecido por seu pioneirismo ao comandar a primeira transmissão de um jogo de futebol pelo rádio. No dia 19/07/1931, seus ouvintes foram surpreendidos com a primeira narração integral de jogo de futebol.
Até então as transmissões dos jogos se limitavam a boletins esporádicos que informavam os lances principais.
A ideia da transmissão completa foi de Nicolau Tuma. Em 1932, atuou como radialista na rádio Record PRA-R.
Em 1934, narrou a primeira corrida internacional de automóveis. Em 1945, participou da Campanha Civilista pela redemocratização do país e entrou definitivamente para a política.
Foi eleito vereador em São Paulo pela UDN, sendo reeleito em 1951 e 1955, no Governo Jânio Quadros foi diretor do serviço de trânsito de São Paulo.
Em 1958, elegeu-se Deputado Federal pela primeira vez, fato que se repetiu nas duas eleições seguintes.
Na Câmara chegou a vice-líder da UDN, destacou-se na elaboração do primeiro código nacional de trânsito e do primeiro código nacional de telecomunicações, foi um dos criadores da Embratel e do Conselho Nacional de Telecomunicações e um dos formadores da nova telefonia brasileira das ligações DDD e DDI.
Deixou a política em 1969 ao ser nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pelo Governador Abreu Sodré. Nicolau Tuma, morreu no dia 11/02/2006 aos 95 anos de idade.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário