sexta-feira, julho 31

ARTIGO - SEU LUNGA - MAL HUMORADO

Joaquim dos Santos Rodrigues, nasceu no Sítio Gravatá, município de Caririaçu/CE, no dia 18/08/1927, viveu a infância no município de Assaré, recebeu o apelido por uma senhora, sua vizinha, que passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga.
Com 16 anos de idade, foi morar município de Juazeiro do Norte. Casou-se e tornou-se pai de 13 filhos. Seu Lunga era dono de uma sucata em Juazeiro que vendia de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas. Considerado pela população como uma lenda viva, se tornou personagem recorrente na literatura de Cordel, a ele sendo atribuídas inúmeras piadas sobre seu temperamento mal humorado e ranzinza, transformando-se em um personagem do folclore nordestino pela falta de paciência nas respostas e perguntas cotidianas.
A história de vida de Seu Lunga, se confunde com sua fama de mal humorado. Para uns era bruto para outros bronco.
Ele dizia sempre que não era ignorante mas o povo que pergunta besteira. Certa vez o funcionário do Banco veio avisar:
- Seu Lunga a promissória venceu. Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por promissória. Seu Lunga passa na rua com uma vara de pescar. Quando um vizinho pergunta: Vai pescar? Não a vara é pra eu palitar os dentes. O amigo de seu Lunga o cumprimenta: olá seu Lunga! Tá sumido! por onde tem andado... Pelo chão não aprendi a voar aínda... Com sede, Seu Lunga pede a sua esposa um copo de água. Ela pergunta: no copo E ele responde: não bota no chão e vem empurrando com o rodo. Seu Lunga morreu no dia 22/11/2014.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário