terça-feira, julho 28

ARTIGO - EUNICE MAFALDA BERGER MICHILES A PRIMEIRA SENADORA DA REPÚBLICA



Eunice Michiles, nasceu em São Paulo no dia 10/07/1929, filha de Teófilo Berger e Edith Berger, estudou no Colégio Adventista Brasileiro, lecionou na Escola de Aplicação da Escola Normal Adventista de São Paulo e lá permaneceu um ano concluindo o curso normal.
Após casar-se com Darci Augusto Michiles mudou-se para Maués/AM, onde sua experiência em educação a fez lecionar e ocupar cargos de direção no Grupo Escolar Santina Filizola, no ginásio de Maués, na escola normal e no serviço municipal de educação.
Eunice Michiles, foi eleita vereadora na cidade onde vivia, sendo a mais bem votada, ela disputou o pleito pelo PTB, porém foi cassada na primeira sessão e seus direitos políticos suspenso por dez anos, sendo visto como uma perseguição política no âmbito do Regime Militar de 1964.
Membro do diretório regional da Arena, foi eleita Deputada Estadual e candidata a Senadora em 1978 por uma sublegenda, sendo eleita primeira suplente de João Batista de Lima, com a morte do titular logo no início da legislatura, deixou a Secretaria de Trabalho e Ação Social do Governo José Lindoso e foi efetivada, transferindo-se para o PDS com o retorno ao parlamentarismo.
Com sua posse finalmente a mulher chegou ao Senado Federal mediante um processo eletivo, visto que a Princesa Isabel foi Senadora por direito dinástico durante o império.
Desde então pelo menos uma mulher obtém uma cadeira senatorial a cada eleição. A passagem de Eunice Michelis pelo parlamento foi marcada pela criação do Movimento da Mulher Democrática Social,(MMDS), e pelo voto em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985.

Eleita Deputada Federal pelo PFL em 1986, integrou a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, mas não obteve êxito ao disputar a reeleição pelo PDC em 1990.
Eleita Conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas, foi Vice-presidente do colegiado até aposentar-se por idade em 1999.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário