segunda-feira, julho 27

ARTIGO - MARIA QUEIROZ BAÍA - EXEMPLO DE SUPERAÇÃO



Não foram poucos os desafios que Maria Queiroz, a Baía, enfrentou para se tornar Professora, inclusive ser uma das mais conhecidas de Natal nas décadas de 60 e 70. Nascida em Grossos, no ano de 1928, sem as duas pernas e com apenas um braço, ela percebeu desde cedo que seus maiores empecilhos não eram seus limites físicos, mas o preconceito da sociedade.
Nunca baixou a cabeça, pelo contrário, acostumou-se a superar Barreiras, sempre com muito esforço, mas sem nunca deixar a alegria de lado.
Quando foi Vereadora da capital, por exemplo, entrava sozinha e cantando - a escadaria para entrar na Câmara Municipal de Natal, Todo santo dia.
Era seu modo de viver a vida, um modo que a fez admirada por muitos de sua geração. Até então. Natal só havia eleito uma única mulher vereadora Eugenia Antunes Marques Machado, na década de 50, passadas duas décadas depois, nenhuma representatividade feminina na Câmara Municipal de Natal. Maria Queiroz Baía quebra esse silêncio após 23 anos, ocupando a primeira suplência de Vereadora pelo MDB, partido opositor da ditadura. A votação aconteceu em 1976, ela entrou como suplente porque votaram em Baía e ela estava registrada como Maria Queiroz, por isso perdeu muitos votos.
Mas em 1977, ela assumiu como vereadora ficando até 1981, ela faleceu no exercício do mandato decorrente de um ataque fulminante do coração.
E essa epopéia de uma mulher de fibra que reunia todas as condições para ficar relegada ao esquecimento.
Maria Queiroz - Baía , exemplo de superação e luta contra o preconceito.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário