quinta-feira, julho 16

ARTIGO - DIX-HUIT ROSADO - O ALCAIDE



Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia, nasceu em Mossoró/RN, no dia 21/05/1912, filho de Jerônimo Rosado, comerciante, e de Isaura Rosado Maia, realizou os estudos primários no Grupo Escolar de Mossoró e os secundários no Ginásio Santa Luzia na mesma cidade.
Diplomando-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, apesar de vir de uma família tradicional e importante, dedicou toda sua vida ao serviço público e devoção pela terra onde nasceu.
Foi Tenente Coronel Médico da polícia militar do Rio Grande do Norte e chefe de saúde da força policial-militar. Proprietário agrícola, pecuarista e industrial, Professor Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Norte.
Deputado Estadual duas vezes, Deputado Federal outras duas vezes e Senador, renunciou ao Senado para assumir a Presidência do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA), a frente desse órgão dirigiu um programa pioneiro de eletrificação rural que atingiu 18 Estados e 14 mil propriedades, construiu, equipou e conseguiu federalizar em dois anos a Escola Superior de Agricultura de Mossoró.
Três vezes Prefeito de Mossoró, o velho Alcaide, como gostava de ser chamado, queria morrer na cadeira de Prefeito durante o expediente.
Fato que não aconteceu por pouco, ele acaba de chegar em casa, vindo da Prefeitura, quando respirou pela última vez em 22/10/96, aos 84 anos de idade.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário