quarta-feira, abril 29

Bolsonaro diz que Constituição prevê independência entre Poderes e que vai insistir em Ramagem na PF


O presidente Jair Bolsonaro ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro na posse do novo ministro da Justiça e do AGU Foto: Pablo Jacob/ Agência O GLOBO
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quarta-feira a independência entre os Poderes, horas após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), barrar a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal (PF).
A declaração ocorreu na cerimônia de posse de André Mendonça no Ministério da Justiça e de José Levi Mello na Advocacia-Geral da União (AGU). O presidente do STF, Dias Toffoli, e o ministro Gilmar Mendes estavam presentes no evento.
Bolsonaro leu o artigo da Constituição que diz que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário são “independentes e harmônicos entre si”, dando ênfase na palavra “independentes”, repetida duas vezes por eles.
Depois, disse que respeita as decisões do Judiciário, mas afirmou respeitar mais a Constituição:
— Respeito o Poder Judiciário, respeito as suas decisões, mas nós, com toda a certeza, antes de tudo, respeitamos a Constituição.
Bolsonaro ressaltou que Ramagem é um “homem honrado” e que “brevemente” sua nomeação para a direção da PF irá se concretizar:
— Creio essa ser uma missão honrada para o senhor Ramagem, e eu gostaria de honrá-lo no dia de hoje dando-lhe posse como diretor-geral da Polícia Federal. Eu tenho certeza que esse sonho meu — mais dele — brevemente se concretizará para o bem da nossa Polícia Federal e do nosso Brasil.
O presidente se disse honrado com a presença de Toffoli e elogiou principalmente Gilmar, dizendo que ele “não se furtou de seu voto em prol do Brasil”:
— Prezado Dias Toffoli, também me me sinto muito honrado com a sua presença. Senhor Gilmar Mendes, integrante do nosso Supremo Tribunal Federal, é uma satisfação tê-lo aqui. Um homem que por vezes que o Executivo precisou não se furtou de dar seu voto em prol do Brasil. Muito obrigado ao senhor.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário