Governadora Fátima Bezerra
Os professores estaduais ficaram frustrados da audiência virtual realizada no início da noite desta terça-feira (28) entre o sindicato da categoria (Sinte-RN) e a Secretaria Estadual de Educação do RN.
A expectativa era que o governo da professora Fátima Bezerra (PT) finalmente apresentasse uma nova proposta para quitar o piso salarial do magistério deste ano, ponto principal da pauta da rede estadual, mas o secretário Getúlio Marques deu apenas um recado da governadora garantindo que um dia o piso será pago, sem revelar quando.
A categoria diz que o governo Fátima teve prazo suficiente para elaborar nova proposta e honrar o novo piso salarial, mas prefere tratar os professores sob a sola do castigo.
Outras reivindicações sequer foram cogitadas pelo governo como a nova convocação do concurso de 2015; convocação do suporte pedagógico do concurso de 2015; prorrogação do concurso de 2015 e gratificação de diretores.
Sobre os novos concursados, segundo a categoria, houve um retrocesso. Antes o governo tinha ficado de ver uma proposta de aceleração do pagamento. Agora, diz que o processo vai seguir o trâmite normal.
“O Executivo também não atendeu ao SINTE/RN no que diz respeito à Normativa do Conselho Estadual de Educação. A SEEC vai expedir um documento orientador, apesar dos protestos do Sindicato”, revela a entidade.
O único ponto positivo da audiência foi a promessa de pagamento das horas suplementares para o dia 10 de maio.
NOTA DO BLOG – Os professores da rede estadual de ensino iniciaram greve no dia 5 de março em protesto ao não pagamento do novo piso salarial do Magistério, que foi reajustado em 12,84%. A proposta apresentada pela governadora Fátima Bezerra foi parcelar o pagamento e concluir a implantação do novo piso em mais de 20 meses. Os professores não aceitaram.
Fonte - Blog do César Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário