terça-feira, julho 31

PESQUISA - Confira cruzamento dos votos casados nas majoritárias da FIERN/CERTUS

Análise mostra influência de partidos e correntes ideológicas na combinação do voto

Os cruzamentos da pesquisa FIERN/CERTUS, divulgada neste domingo (29) nos votos casados para presidente da República e governador do estado; presidente e senador; e senador e governador, revelam interessantes dados sociológicos e políticos.
Se por um lado mostram a debilidade dos partidos e ideologias e a força dos nomes dos candidatos à eleição de outubro próximo, por outro exibem certas coerência ideológica e alinhamento.
Um exemplo didático desta realidade flagrada pela pesquisa, por abrigar extremos, é quando se faz o cruzamento dos votos do pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) e da candidata ao governo Fátima Bezerra (PT). 18,26% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que votarão também em Fátima. 26,96% dizem que escolherão Carlos Eduardo (PDT).
Os eleitores do pré-candidato Ciro Gomes (PDT), mesmo partido do pré-candidato, Carlos Eduardo, preferem Fátima (43,42%). Carlos fica em segundo, com 17,11% das preferências. Já os que afirmam votarem em Alckmin (PSDB) dizem que votarão em Carlos (66,67%) e em Fátima e Robinson (PSD), ambos aparecendo com 6,67%.
O mesmo cenário de descolamento entre partido/ideologia e nome do candidato ocorre no voto casado entre governador e senador. Por exemplo, 35,40% dos eleitores afirmaram à FIERN/Certus que votarão no pré-candidato Capitão Styvenson (sem partido) e em Fátima Bezerra; 19,88% em Capitão Styvenson e Carlos Eduardo; e 4,97% em Capitão Styvenson e Robinson.
Os cruzamentos, contudo, não mostram apenas incoerências político-partidárias. Revelam também alinhamentos à esquerda, ao centro e à direita. No voto casado entre presidente e senador, 38,26% dos que afirmam que votarão em Bolsonaro preferem o Capitão Styvenson e 5,22% Zenaide Maia (PT).
No voto casado presidente x governador, Fátima recebe praticamente os mesmos índices de transferência de votos de Ciro (43,42%) e de Lula (43,14%). Carlos Eduardo recebe de Ciro 17,11% e de Lula 13,57%. Já Robinson recebe 7,89% de Ciro e 8,45% de Lula.
A 2ª pesquisa FIERN/Certus Retratos da Sociedade Potiguar está registrada sob os números RN-08199/2018 e BR-04763/2018.
http://portalnoar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário