quarta-feira, novembro 29

Secretaria de Saúde desenvolve ações alusivas a Campanha “Novembro Azul”

Neste mês, a Secretaria Municipal da Saúde de Ipanguaçu desenvolve diversas ações alusivas ao “Novembro Azul”, dedicado à saúde do homem. O câncer de próstata é uma doença grave, mas cerca de 90% dos casos tem cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente.
Assim como nas demais Unidades de Saúde do município, o PSF de Pedrinhas disponibiliza neste mês, além do exame para diagnosticar o câncer de próstata, vários outros serviços relacionados a saúde do homem de forma integral. Além dos exames de rotina, a ação contou com orientação sobre o Câncer de Próstata, e demais exames que o homem deve fazer para diagnosticar e prevenir, como avaliação médica e de enfermagem, solicitação de PSA e o serviço de Urologista.
Em muitos casos, os homens evitam procurar o médico por preconceito ao exame de toque retal, que além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas na próstata. O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento.
A equipe da Saúde lembra que homens a partir dos 50 anos, devem procurar um urologista todos os anos, para a realização dos exames. Pacientes que possuem histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade. Sendo assim, ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência é extremamente importante para diagnósticos precoces e tratamento mais eficientes. s doenças mais comuns entre os homens acima de 40 anos são as cardiovasculares e o câncer. A maioria delas é difícil de identificar, por isso é muito importante fazer a prevenção e os exames periódicos.
Além de estar em dia com os exames e as visitas ao médico, os homens devem e podem cuidar da sua saúde com uma alimentação saudável, evitando o sobrepeso e a obesidade, e mantendo uma atividade física regular, que dure no mínimo trinta minutos, cinco vezes por semana.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário