segunda-feira, março 20

ARTIGO - A ORIGEM DO SAMBA

 

Após a abolição da escravidão, em 1888, e da instituição da República em 1989, muitos negros se dirigiram a então Capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho.
Porém qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé. Com o samba não foi diferente.
Da mesma forma Chiquinha Gonzaga e Ernesto de Nazaré utilizam os ritmos africanos em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por isso, o chamavam de choro e até mesmo tango. Outro que seguiria o mesmo caminho seria o compositor Heitor Vila-lobos.
Em 1917 foi criado no Brasil aquele que é considerado no Brasil "pelo telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga. O samba foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha a marchinha como trilha sonora.
O poeta Vinícius de Moraes resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de samba da benção com a música de Baden Powel. Porque o samba nasceu lá na Bahia e se hoje ele é branco na poesia. Ele é negro no coração.
Há controvérsias sobre a origem da palavra samba, mas provavelmente advém do termo africano umbigada. Executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário