sexta-feira, dezembro 30

PELÉ MORREU REI SEM PERDER A MAJESTADE

 


Minhas reminiscências da imagem de Pelé foram iniciadas em 1958 com apenas 8 anos de idade, criança moradora da comunidade de Timbaúba, contrariando a vontade de Papai que tinha uma verdadeira ojeriza ao futebol, ouvia os jogos da Copa do Mundo pelas ondas sonoras de um rádio a pilha da marca Telespark.
Vi o Brasil ser campeão na Suécia e Edson Arantes do Nascimento (Pelé), voltar consagrado com apenas 18 anos de idade.
Em 1962, assisti os jogos do bicampeonato da conquista no Chile no internato do Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró, sob a direção de Padre Sátiro Dantas e Alcir da Silveira Mota.
Quando o Brasil foi tri campeão no México em 1970 - vi pela primeira vez uma partida televisiva, instalada lá no cabeço da cidade Pendências em um aparelho de TV - trazido por Dr. Gerõncio Queiroz, cuja imagem era literalmente precária e os torcedores se satisfaziam em ouvir o som com o grito de gol.  
Os atletas em tamanho reduzido, pareciam uns bonequinhas correndo atrás da bola.
Fomos a loucura na partida final com a goleada de 4 X1 sobre a Itália.
Nestas três copas Pelé tornou-se "rei" mundial do futebol, época em que o Brasil era uma seleção temida, admirada e respeitada por todos os países dos demais continentes.
Sinceramente senti grande desencanto, quando Pelé em 1974 abdicou de sua convocação, deixando de jogar pela seleção por vontade própria, estando ainda no auge do seu futebol.
Sem sua presença em campo fomos tetra e  pentacampeão, sem êxito, temos lutado pelo hexa a exatamente 20 anos sem conquista.
Enfim, foram 18 copas com esta última no Catar. Ao longo dos anos venho acompanhando a trajetória do futebol.
Em tempo nenhum vi jogador melhor do que Pelé. Suas jogadas eram geniais, seus gols incríveis, driblava, chutava forte, cabeceava com destino  certeiro rumo a baliza do adversário e sendo possuidor de um senso de humildade com liderança dentro de campo. 
O mundo inteiro se rendeu a maestria de  suas jogadas - figura conhecida em todos os continentes.
Pelé foi recebido pelas maiores autoridades do mundo: falou com o Papa,  quando isto era uma missão mais difícil,  rainha da Inglaterra, suspendeu conflitos de guerra, quis por um momento ser candidato a presidente do Brasil, amealhou fortuna e morreu rei, sem perder a majestade.
Estão tentando adiar seu velório e retardar seu sepultamento para não diminuir o impacto da posse de Lula, tendo seu velório liberado a partir de segunda feira (2) e seu sepultamento previsto para a próxima terça feira (3). 
Pelé terá  sua despedida no gramado do Santos em Vila Belmiro, diante da torcida do time que lhe consagrou para o futebol.
Descanse em paz Pelé no reino dos céus.  
E lá forme com Gilmar, Djalma, Santos, Belini, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Coutinho e outros grandes craques que estão na eternidade, uma seleção bem melhor do que esta geração que vem nos representando atualmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário