sábado, dezembro 31

Em 3º mandato, Lula vai gerenciar ministério repleto de presidenciáveis

 

Lula terá que administrar ambições de Alckmin, Haddad, Tebet, Dino, Marina e Wellington Dias (e talvez de mais ministros)

Pressionado pela necessidade de formar uma frente ampla para se contrapor a Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial mais concorrida da história brasileira, o petista Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, mais de uma vez, durante a campanha, que seu terceiro mandato seria o último, comprometendo-se a não tentar uma reeleição. Vitorioso, Lula abre desde já a disputa nos bastidores pela sua sucessão, que, no campo político de centro-esquerda, vai se dar no quintal do próprio governo.
Os ministros que o presidente eleito terminou de escalar na quinta-feira (29/12) tem ao menos cinco nomes que já concorreram à Presidência ou almejam fazê-lo num futuro próximo – e mais alguns correndo por fora.
Com ministros, como Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio); Simone Tebet (Planejamento); Fernando Haddad (Fazenda); Marina Silva (Meio Ambiente); Wellington Dias (Desenvolvimento Social); e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), com a esperança de pavimentar o sonho presidencial daqui a três anos e meio, caberá a Lula a difícil missão de administrar vaidades e impedir que brigas internas atrapalhem o andamento do governo.
Todos políticos experientes, os “ministros presidenciáveis” vão evitar, enquanto for possível, explicitar seus planos. Eles vão buscar, porém, usar os cargos como vitrine e tentar manter seus nomes bem posicionados nas mesas de apostas para 2026.
Especialistas ouvidos pelo Metrópoles avaliam que o presidente eleito vai ter de se dedicar muito para manter a harmonia em uma equipe tão cheia de presidenciáveis em potencial.

O cientista político André Rosa avalia que, entre os ministros de olho no Planalto, Tebet poderá se tornar a maior pedra no sapato de Lula. “Vejo ela como um problemaço, à la Joaquim Levy [economista liberal nomeado ministro da Fazenda por Dilma Rousseff em 2015, mas que durou menos de um ano no cargo]”.

“O fato de ela ter de trabalhar em harmonia com Haddad, em um governo que prega maior participação do Estado na economia, vai contra suas próprias convicções. Estamos falando de uma senadora que, politicamente, está a centro-direita, defensora de um viés econômico mais liberal de mercado aberto. Ela precisará ser mais flexível”, pontua Rosa. Ele ainda destaca que a senadora está em uma das pastas com maior potencial para capitalizar politicamente.

Vejo [o Ministério do Planejamento] como uma vitrine muito maior para ela. É uma pasta muito estratégica, pois terá que trabalhar com todas as pastas da Esplanada. Acredito que é quase ou tão importante quanto o Ministério da Fazenda, um dos órgãos com maior protagonismo.”

A avaliação do cientista político André César é pessimista. Ele crê que a busca pelo protagonismo na Esplanada trará “muito ruído, rusga e turbulência” ao novo governo. “Haddad, Alckmin e Tebet são o tripé da economia e concentram maior potencial de crise. O tripé não pode balançar. São três nomes muito fortes, veja: o vice é um candidato natural; Haddad é um faz-tudo do PT e foi candidato à Presidência; Simone cresceu muito, saindo maior do que entrou e é um ativo político muito forte do Centrão.”

“Um eventual sucesso de todos os ministros os colocará na vitrine para 2026. Há ainda os cavalos que não estamos olhando e que acabam surgindo ao longo do processo, ganhando mais força do que integrantes do governo. Lula terá de, mais do que nunca, ter muita capacidade de apaziguamento, e sabe que está incorrendo em riscos”, completa.

notification icon

Nenhum comentário:

Postar um comentário