sábado, setembro 21

SÍNDROME DO IMPOSTOR: APRENDA A IDENTIFICAR E SUPERAR

Síndrome do Impostor: aprenda a identificar e superar (artigo especialista)
A Síndrome do Impostor, também conhecida como Fenômeno do Impostor ou Síndrome da Fraude foi descrita pela primeira vez no final dos anos 70 pelas psicólogas americanas Pauline Rose Clance e Suzanne Imes. O aspecto primordial na identificação de uma pessoa que convive com ela está na incapacidade de internalizar e reconhecer suas vitórias e conquistas – ainda que existam evidências reais para tal.
O sentimento de inadequação também faz parte do quadro, bem como a sensação de que outras pessoas vão “desmascarar” o indíviduo, que ele será descoberto como uma fraude, uma farsa. Segundo Clance e Imes, as pessoas, geralmente bem sucedidas, possuem uma dolorosa consciência das suas fraquezas, o que os faz valorizar em demasia os pontos fortes das outras pessoas e entrar na armadilha da comparação.

SINAIS DA SÍNDROME DO IMPOSTOR


1 – Perfeccionismo extremo

Se o perfeccionista é aquele que sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvida da qualidade do seu trabalho, podemos traçar um paralelo e incluir alguns deles, no hall de indivíduos que sofre com a Síndrome do Impostor.

2- Você faz coisas na base do excesso (ou da contenção)

A pessoa acredita que todos ao seu redor são mais inteligentes e possuem mais competências e habilidades em todas as áreas.

3 – Dificuldade em receber elogios

Como consequência dos itens 1 e 2, o indivíduo tem uma grande barreira para aceitar elogios de forma natural e genuína. Ele atribui qualquer aspecto que o torne passível de recebê-los como obra do acaso, ajuda externa ou sorte. Ele não merece.

4 – Ciclo da autosabotagem

O medo da exposição é tão grande que sistematicamente se inicia o ciclo da autosabotagem e do boicote a si mesmo, camuflando uma ansiedade generalizada enorme – a pessoa passa então a fazer coisas que minam a sua capacidade de sucesso. Procrastinação, não terminar projetos, não se preparar para ocasiões importantes, chegar atrasado, dentre outros.

TIPOS DE SÍNDROME DO IMPOSTOR?

O perfeccionista

Como já falei acima, o perfeccionismo e a síndrome do impostor geralmente andam de mãos dadas. Pense nisso: os perfeccionistas estabelecem metas excessivamente altas para si mesmos e, quando não atingem uma meta, sentem uma grande dúvida e se preocupam com a medição. 

A supermulher / superhomem

Como as pessoas que vivenciam esse fenômeno estão convencidas de que são falsas entre os colegas, elas geralmente se esforçam para trabalhar mais e com mais afinco. Mas isso é apenas um falso encobrimento de suas inseguranças, e a sobrecarga de trabalho pode prejudicar não apenas sua própria saúde mental, mas também suas relações com os outros.
Os workaholics impostores são realmente viciados na validação que vem do trabalho, não no trabalho em si. Comece a treinar para se desviar da validação externa.

O gênio natural

As pessoas que lutam contra isso, que também são “gênios” naturais, julgam o sucesso com base em suas habilidades em oposição aos seus esforços. Em outras palavras, se eles têm que trabalhar duro em alguma coisa, eles assumem que devem ser ruins nisso.
Esses tipos de impostores colocam sua barra interna incrivelmente alta, assim como os perfeccionistas. Mas os tipos de gênios naturais não se julgam apenas com base em expectativas ridículas, eles também se julgam baseados em fazer as coisas certas na primeira tentativa. Quando eles não conseguem fazer algo rápido ou fluentemente, o alarme soa.

O individualista robusto

Essas pessoas sentem como se pedir ajuda revela sua falsidade, é o que Young chama de individualistas robustos. Não há problema em ser independente, mas não na medida em que você recusa assistência para que possa provar seu valor.

O especialista

As pessoas que se enquadram nesse tipo de competência podem sentir que, de alguma forma, enganaram seu empregador para contratá-las. Eles temem profundamente serem expostos como inexperientes ou desconhecidos.
ESTE ARTIGO É DA ESPECIALISTA 

Renata Green

QUE ENSINA A LIDAR COM A SÍNDROME DO IMPOSTOR, MOSTRANDO O OUTRO LADO DA FACE REAL DE QUEM TEM ESTA PARANOIA.
Psicóloga clínica especializada em Psicossomática e histórico de 7 anos em Recursos Humanos. Possuo profundo carinho pela profissão em todos os âmbitos, e minha proposta de trabalho é contribuir para o desenvolvimento emocional, autoconhecimento e expansão da consciência.
OBSERVAÇÃO - QUALQUER SEMELHANÇA COM ALGUÉM QUE VOCÊ CONHEÇA É MERA COINCIDÊNCIA! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário