sábado, maio 28

Descaso e abandono em Carnaubais faz o homem do campo e seu rebanho sofrer.

Carnaubais é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião do Vale do Açu. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2010 sua população era estimada em 9.775 habitantes. Área territorial de 530 km². Uma área territorial considerada pequena em comparação a alguns de seus vizinhos.
Sendo um município pequeno torna-se também uma administração menos preocupante mesmo sendo do conhecimento de todos que os pequenos municípios brasileiros vêm enfrento sérios problemas financeiros, alguns com folha de pagamento atrasada e diversos outros setores defeituosos e inoperantes.
Em Carnaubais o homem do campo vem sofrendo com a falta de água para o consumo humano e animal, as informações obtidas por assentados são que até o fechamento desta matéria os assentamentos Canto Comprido com 100 famílias, Morada do Sol com 15 famílias, Vassoura com 26 famílias, Cavaco com 15 famílias, totalizando 156 famílias apenas do município de Carnaubais estão com seus animais literalmente morrendo de sede, os assentados estão passando sérios problemas com a falta de água. Plantas já morreram, e ninguém sabe até quando vão aguentar com essa situação.
Supondo que cada casa dentre as 156 família tenha 3 pessoas, somam-se 468 pessoas pagando o que não deve, as famílias eram abastecidas pelos poços do BAM no qual foi perfurado em parceria com PETROBAS, após o longo período de uso naturalmente a bomba d’água quebrou e até o momento nada foi feito. Apesar dos Assentamentos serem do INCRA os mesmos não podemos mais esperar por inoperância dos responsáveis.
Uma administração deve ter a consciência que o seu papel é servir, cuidador do patrimônio do povo e zelador da comunidade.
De acordo com a FETARN (Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte) já foi feito reuniões com Excelentíssimo senhor Prefeito de Carnaubais, Junior Benevides (PMDB) que alegou não poder realizar o conserto do poço e tudo indica que sua intenção é repassar os deveres e direitos do poço com a CAERN.
Já o INCRA informou que foi repassado 60 mil reais para amenizar a situação, mas até agora tudo continua da mesma forma. 
Os poucos carros pipas que estão levando água não da para o consumo humano e os assentados não tem de onde tirar mais água, deixando os mesmos ao Deus-dará.  Até parece coisa de outro mundo, mas tudo seria resolvido com o reparo da bamba que puxa a água, e tudo voltaria ao normal, e agora a quem essas mais de 460 pessoas vão pedir socorro?
Noticias RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário