terça-feira, março 25

PMDB deve anunciar aliança e pré-candidatura na sexta-feira

O PMDB deverá apresentar, na próxima sexta-feira, o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, como pré-candidato ao Governo do Estado. As articulações apontam que no evento, que ocorrerá no hotel Praia Mar, também deverá ser anunciada uma aliança com o PSB, na qual a ex-governadora Wilma de Faria será candidata ao Senado. A aliança do PMDB também contará com a presença do PROS, legenda liderada pelo deputado estadual Ricardo Motta, e do PR, do deputado federal João Maia. O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), confirmou ontem a programação do dia 28. “Na próxima sexta-feira, haverá o anúncio e a reunião destes partidos”, afirmou Garibaldi Filho. 
Magnus NascimentoHenrique Eduardo Alves deverá apresentar a pré-candidatura do PMDB ao GovernoHenrique Eduardo Alves deverá apresentar a pré-candidatura do PMDB ao Governo

Na semana passada, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, ao participar de evento promovido pelo PRB, deu declarações com o tom da pré-candidatura. Ele disse que está “pronto para o desafio”. “Estou pronto para aceitar o desafio de ser candidato a governador”, ressaltou. O líder peemedebista acrescentou: “Se assim o povo desejar, se assim vocês entenderem, esta é a hora”.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou falar com a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, mas ela disse que preferia não dar declarações neste momento. Hoje a líder do PSB no Rio Grande do Norte irá para Recife, onde se reunirá com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Wilma de Faria prefere falar publicamente sobre o anúncio da próxima sexta após a conversa com Eduardo Campos, na qual deverá dizer ao presidente nacional do PSB que vai concorrer ao Senado.

Essa deverá ser a conversa final dos dois sobre o pleito potiguar. Campos desejava que Wilma se lançasse para o Governo, assim ele garantia um palanque próprio no Estado. Mas a vice-prefeita deverá comunicar ao líder nacional do PSB que aceitará o convite para ser candidata a senadora, na aliança com o PMDB. 

Adriano AbreuWilma de Faria terá uma reunião com Eduardo CamposWilma de Faria terá uma reunião com Eduardo Campos

Wilma de Faria segue para reunião com Eduardo Campos na companhia da deputada estadual Márcia Maia. A parlamentar levará para o governador de Pernambuco que a definição de Wilma para o Senado é apoiada também pela bancada de deputados estaduais do partido e pela deputada federal Sandra Rosado, única representante do PSB potiguar na Câmara dos Deputados. 

APOIOS
Na disputa ao Executivo, o deputado Henrique Eduardo Alves já recebeu apoio de dois partidos. O presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, ao participar de evento em Natal anunciou apoio a candidatura do PMDB. “O deputado Henrique é nosso parceiro em Brasília e, se ele for candidato, terá nosso apoio”, destacou.

Na última sexta-feira, o presidente estadual do PRB, Abraão Lincoln, também defendeu a candidatura peemedebista. O anúncio da próxima sexta-feira será feito sem a escolha do candidato a vice. A articulação em curso sinalizava que o companheiro de chapa do deputado federal Henrique Eduardo Alves seria o também parlamentar federal João Maia.

I
nclusive, no último final de semana, a executiva estadual do PR confirmou o nome da médica Zenaide Maia, para disputar o cargo de deputada federal. Irmã de João Maia, Zenaide foi lançada pelo partido com a estratégia de buscar manter a cadeira do presidente estadual da legenda no Congresso Nacional. A médica é casada com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e atua como secretária municipal.

No entanto, as informações de que o anúncio da sexta-feira não trará o nome do vice desagradaram a alta cúpula do PR.

VICE
A indefinição do candidato a vice na chapa do PMDB surgiu a partir das negociações feitas pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves com o PDT, presidido pelo prefeito de Natal Carlos Eduardo. No final de semana, Carlos Eduardo e Henrique estiveram reunidos, conversa também com a presença do deputado estadual Agnelo Alves. Foi a partir desse encontro que surgiu a possibilidade de deixar a vaga de vice em aberto para acomodar novos aliados. 

O PDT também busca a indicação. Para a qual seria feita a escolha do secretário municipal do Gabinete do Prefeito, Savio Hackradt. O auxiliar estava sendo cotado para disputar o cargo de deputado federal pelo partido de Carlos Eduardo, mas poderá ser emplacado como vice. 

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário