quarta-feira, março 22

ARTIGO - A CADEIRA N° 16

 

O poeta Olavo Bilac desejava que o Quixote inspirasse o povo brasileiro. O poeta tem razão, certamente o cavaleiro inspira o povo nordestino.
A Academia Assuense de Letras, tendo por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo, da literatura e da história e da atividade cultural em seus múltiplos aspectos, e em reconhecimento aos seus méritos convida o Professor Gilvan Lopes de Souza para ocupar a cadeira de n° 16, cujo patrono é o mestre Francisco Ângelo da Costa.
Gilvan Lopes de Souza já é imortalizado pelos seus trabalhos como cartunista, caricaturista e muralista, com licenciatura em biologia e pós graduação em saúde pública. Tem razão os confrades, certamente o intelectual e biólogo inspire o povo Assuense.
Um fato atestador de sua vasta cultura é a determinação e a tenacidade com que construiu ao longo de mais de quarenta anos dedicados as gravuras, uma obra gigantesca e variada, muitas vezes consultando enciclopédias, pesquisando quadros do seu interesse.
Assim, podemos afirmar que os grafites do escultor Gilvan Lopes de Souza são verdadeiras obras literárias, pois há um convite ao inculcamento. Somos convidados a olhar, ler, reler e tentar decifrar o que ele quiz transmitir aos seus admiradores.
Parabéns Gilvan, você merece!
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário