terça-feira, fevereiro 15

ARTIGO - ZIZINHO A MAIOR EXPRESSÃO BANGUENSE

 

Tomás Soares da Silva, mais conhecido por Zizinho, nasceu em São Gonçalo/RJ, foi um treinador e futebolista brasileiro, que atuava como meio campista.
Começou a jogar em pequenos times amadores da região de Niterói, sonhava em jogar no seu time de coração o América, mas não foi aprovado. Foi indicado para o São Cristóvão, mas desistiu. Fez um teste no Flamengo e foi contratado pelo treinador Flávio Costa.
Com Zizinho no Flamengo, o time ganhou o seu primeiro tricampeonato estadual, além do campeonato carioca, sendo considerado o maior ídolo do clube até a aparição de Zico.
Em janeiro de 1950, Zizinho recebeu propostas do Palmeiras, Corinthians e Bangu. Criado um clima desfavorável entre o jogador e o Clube, Zizinho reclamou de não ser valorizado publicamente.
Após o desabafo de Zizinho, o Vice Presidente do Flamengo, Francisco de Abreu respondeu. Até pouco tempo eu era contrário a venda do passe de Zizinho, dispondo-me a conseguir um meio de evitar a sua saída de nossas fileiras.
Zizinho atuou pela seleção brasileira, conquistou o campeonato Sul-americano e foi convocado para a Copa do Mundo FIFA de 1950. Típico meio armador, tinha como marca registrada o drible em ziguezague, aquele em que o atacante serpenteia por entre os beques inimigos.
O Bangu homenageou Zizinho.
Recebendo um diploma oficial como a maior expressão Banguense nos Gramados.
Vítima de problemas no coração, morreu no dia 08/02/2002.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário